Segunda, 23 de Maio de 2022
24°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

Saúde Ceará

Médicos geriatras são fundamentais para a recuperação de pacientes idosos na CCC

Especialidade vem ganhando notoriedade diante do envelhecimento populacional De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

13/05/2022 às 15h20
Por: Redação 1 Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Especialidade vem ganhando notoriedade diante do envelhecimento populacional

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no Brasil tem crescido mais do que a média mundial. O número de pessoas com idade a partir de 60 anos no País em 1950 era de 2,6 milhões. Em 2020, esse grupo somou 29,9 milhões de indivíduos e, até 2100, a projeção é de que haja 72,4 milhões de idosos brasileiros. O avanço nos serviços de saúde é um das causas que possibilitam um envelhecimento com qualidade. Diante desse cenário, a Geriatria vem se tornando uma especialidade fundamental na promoção do cuidado e do bem-estar.

Nesta segunda-feira (16), comemora-se o Dia do Geriatra. Na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de saúde para transição de pacientes em recuperação após internação hospitalar na rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), pelo menos 50% das pessoas acolhidas são idosos. Na equipe de médicos assistentes do equipamento, cinco são geriatras.

“O papel deste profissional é essencial para essa população. A Geriatria tem crescido cada vez mais em meio ao envelhecimento dos brasileiros e pode ser exercida em diversos ambientes, como em hospitais, instituições de longa permanência para idosos, consultórios e domicílios. Na CCC, fazemos uma avaliação geriátrica ampla para atender às necessidades de cuidados de cada paciente, prestando um atendimento integral e personalizado”, explica Rafael Pinheiro, médico geriatra da unidade administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Envelhecimento responsável

Segundo ele, o caminho para um envelhecimento saudável é a prevenção. “É recomendável procurar um médico geriatra para realizar um trabalho de redução de fatores de risco e rastreio de doenças crônicas, com o objetivo de se ter um envelhecimento responsável, com autonomia e funcionalidade, tendo sempre como aliados uma rotina com boa alimentação, prática de exercícios físicos, controle de comorbidades, sono saudável e fortes vínculos afetivos”, orienta Pinheiro.

O acompanhamento com outros profissionais de saúde também é importante para quem busca envelhecer com qualidade. “Na Casa de Cuidados, nosso paciente é assistido por profissionais de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Serviço Social, cada um atuando com sua especialidade para atender à necessidade do paciente, fazendo toda a diferença em sua recuperação”, acrescenta Ursula Wille Campos, diretora do equipamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cuiabá - MT Atualizado às 10h46 - Fonte: ClimaTempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 33°

Ter 35°C 17°C
Qua 35°C 19°C
Qui 35°C 21°C
Sex 35°C 22°C
Sáb 35°C 18°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio